A sociedade como um todo e ao longo da história da humanidade é preenchida por momentos de conflito. Por mais firme e madura que sejam, as relações humanas sempre enfrentam momentos difíceis. Onde existem duas pessoas ou mais é impossível uma vivência totalmente harmônica, que não contemple nenhum tipo de discordância entre as partes.
Nesse sentido, o mundo comercial não é diferente. Vamos ver nesse artigo um meio eficaz, contudo pouco utilizado para a resolução dos conflitos societários e empresariais: A Mediação.
Você sabe o que é? Como funciona? Para que serve? Apostar na mediação pode salvar seu negócio de forma eficiente e rápida! Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.
A mediação é antes de tudo, um instituto jurídico. A lei 13.140 foi publicada em 2015, junto com o novo Código de Processo Civil, regulamentando o procedimento da mediação como forma de resolução de controvérsias entre particulares.
Apesar da lei ser relativamente nova, essa forma de resolução de conflitos já era aplicada antes de sua elaboração. O novo CPC/2015 também deixa claro em seu art. 3º, § 3º que a mediação de conflitos deve ser influenciada e estimulada por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. Dessa forma, apenas formalizou aquilo que já era utilizado.
A mediação tem por principal objetivo fornecer um meio eficaz, célere e, principalmente, confiável, sem precisar provocar o judiciário para isso.
Quando uma sociedade se vê em conflito e opta por utilizar o mecanismo da mediação, ela está escolhendo por trabalhar de forma autônoma. O que isso quer dizer? Na mediação, não há um juiz ou um terceiro interessado o que existe são as partes elaborando a resolução do próprio conflito. A mediação se dá através do auxílio de um terceiro imparcial, que enxergará o conflito de forma neutra.
O envolvimento emocional nas situações perturba a visão, e a maioria das vezes faz com que as partes deixem de lidar de forma lógica com a outra e com a situação. Sendo assim, a mediação é uma atividade técnica, exercida mediador.
O mediador não é o juiz da causa, e sim, um simples auxiliador, com o objetivo de direcionar racionalmente a discussão e intervir de forma efetiva na comunicação das partes, bem como a identificar problemas e definir soluções.
Este terceiro é escolhido ou aceito pelas partes, através da livre escolha. Pode ser também especificado em contratos sociais e acordos.
Existem diversas vantagens no processo de mediação. Aspectos que não podem ser vistos em processos judiciais ou de arbitragem, podem ser vistos aqui. Vamos ver algumas dessas vantagens.
Sem dúvida, essa uma das características mais vantajosas para o processo de mediação. Sabe-se que para resolução de conflitos é necessário tempo e paciência, contudo, quando se trata do âmbito empresarial, alguns problemas são urgentes e podem gerar grandes estragos se forem prolongados.
Pensando nessa situação de urgência, a mediação dos conflitos empresariais ou societários evita um litígio judicial, que é longo, demorado e complexo, abrindo oportunidade para a resolução rápida do conflito.
Os princípios norteadores são outro ponto chave da mediação. Princípios tais:
Tais princípios norteiam a conversa entre os litigantes, bem como a conduta do mediador, dando ao processo segurança e firmeza. O princípio da confidencialidade se mostra muito vantajoso para empresas, pois ao evitar que o público saiba do problema, evita-se também falas e diversas situações indesejadas.
Como demonstramos nos tópicos anteriores à mediação é uma ferramenta ágil, eficaz e certeira para solucionar conflitos, inclusive os empresariais ou societários. Esse instituto se faz cada vez mais necessário e presente para a resolução de problemáticas, evitando um processo judicial longo e demorado.
Nós da EMERENCIANO trabalhamos com a mediação de conflitos empresariais e societários. Contamos com uma equipe de advogados especializados e capacitados para intervir de forma orgânica, ética e profissional no conflito de sua empresa. Achou que a mediação pode servir como uma alternativa às situações que sua empresa está enfrentando? Entre em contato conosco através de nosso telefone ou e-mail e agende uma consulta!